Pensamento da Semana

" O temor do senhor aumenta os dias, mas os perversos terão os anos de vida abreviados".
Prevérbios 10:27


sexta-feira, 8 de julho de 2011

Deus se arrependeu mesmo de ter feito o homem?


Números 23:19 diz: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa”, no entanto, Gênesis 6:6 afirma: “então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isto lhe pesou no coração.” Como entender essas duas passagens? Deus se arrepende ou não?  Normalmente, quando é que você se arrepende de ter feito alguma coisa? Quando você cometeu um erro, não é? É comum alguém dizer: "Fiz algo errado e me arrependo disso". E por que, normalmente, alguém se arrepende do erro cometido? Porque ele gera conseqüências desagradáveis. Assim, o arrependimento humano ocorre, na maioria das vezes, por causa de uma falha cometida (pecado) e que gera conseqüências ruins das quais nos sentimos arrependidos.

Em Números 23:19-20 lemos: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar". Essas palavras foram proferidas por Balaão e registradas por Moisés. Notem que o verso está dizendo que Deus havia abençoado o povo de Israel que Ele não iria mudar de idéia. Nada nem ninguém poderiam fazer Deus mudar Seu plano de abençoar o povo. Nesse sentido, Deus não Se arrepende. Ele não muda Sua Palavra. Por mais que os inimigos do povo de Deus tenham tentado através de subornos e artimanhas não conseguiram fazer Deus mudar de idéia. Quando Deus abençoa, Ele não muda. Pode acontecer do homem mudar e colocar-se numa posição que o impeça de receber as bênçãos de Deus, mas Deus não muda Seu propósito de abençoar a humanidade porque Ele nos ama e não muda. Note que Moisés não está comparando Deus com os homens. Aqui está a chave! DEUS NÃO É HOMEM PARA QUE SE ARREPENDA COMO UM HOMEM. Deus não tem nenhum erro do qual se arrepender.

O arrependimento divino não traz mudança em Seu Ser, mas no Seu modo de tratar o homem. O arrependimento de Deus mencionado na Bíblia pode ter o sentido de mudar de idéia ou estar triste. Em diversas circunstâncias, quando o povo mudou de atitude e de procedimento abandonando seus pecados, Deus mudou de idéia, isso é, revogou a sentença outrora proferida. Veja algumas passagens bíblicas que ilustram esse ponto: No caso de Nínive, Deus Se arrependeu e não os destruiu como disse que faria. Nesse caso, o arrependimento de Deus significa que Ele ficou muito contente pelo fato dos cidadãos de Nínive, ou pelo menos alguns deles, terem se convertido de seus maus caminhos e voltado para Ele! As passagens acima apresentam o arrependimento de Deus como uma mudança no modo dEle tratar com os seres humanos, fruto da mudança do homem em relação a Ele e Seus propósitos.

Quando Gênesis 6:6 diz que Deus Se arrependeu de haver feito o homem está afirmando que o Senhor sentiu profunda dor por ter de executar juízo contra o homem. DEUS é AMOR! Ele quer que os ímpios se convertam dos seus maus caminhos e vivam eternamente com Ele (Ezequiel 18). Assim, quando Deus percebeu até que ponto a maldade humana havia crescido nos dias de Noé, ficou triste. Ele já havia tentado de tudo para chamar aquele povo ímpio de volta para os Seus caminhos. Agora, nada mais daria resultado. Não havia mais remédio. Deus viu que todos os habitantes da Terra, exceto a família de Noé, precisariam ser destruídos, condenados à morte eterna. Isso trouxe profunda tristeza a Deus.
Deus se arrependeu de ter criado o homem no geral? NÃO! Deus ficou triste pelo fato daquela geração. O haver rejeitado completamente a ponto de terem de ser destruídos. Deus ficou triste por ter de punir a maldade humana, que havia alcançado proporções enormes.

EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIAONLINE / por: Eliézer Pantoja